terça-feira, 27 de outubro de 2009

Pentagrama.

Pentagrama

O Pentagrama é o símbolo da Bruxaria. Os Bruxos usam um Pentagrama para representar a sua fé e para se reconhecerem. O Pentagrama é tão importante para um Wiccaniano, assim como uma cruz é importante para um cristão, ou como um Selo de Salomão é importante para um judeu. O Pentagrama representa o homem dentro do círculo, o mais alto símbolo da comunhão total com os Deuses. É o mais alto símbolo da Arte, pois mostra o homem reverenciando a Deusa , já que é a estilização de uma estrela (homem) assentada no círculo da Lua Cheia (Deusa).
Cada uma das pontas possui um significado particular:
PONTA 1 - ESPÍRITO: representa os criadores , a Deusa e o Deus, pois eles guiam a nossa vida e nos ajudam na realização dos ritos e trabalhos mágicos. O Deus e a Deusa são detentores dos 4 elementos e estes elementos são as outras 4 pontas.

PONTA 2 - TERRA: representa as forças telúricas e os poderes dos elementais da terra, os Gnomos. É a ponta que simboliza os mistérios, o lado invisível da vida, a força da fertilização e do crescimento.

PONTA 3 - AR: representa as forças aéreas e os poderes dos Silfos. Corresponde à inteligência , ao poder do saber, a força da comunicação e da criatividade.

PONTA 4 - FOGO: representa a energia, a vontade e o poder das Salamandras. Corresponde às mudanças, às transformações. É a força da ativação e da agilidade.

PONTA 5 - ÁGUA: representa as forças aquáticas e aos poderes das Ondinas. Está ligada às emoções, ao entardecer, ao inconsciente. Corresponde às forças da mobilidade e adaptabilidade. Portanto, o Bruxo que detém conhecimento sobre os elementos usa o Pentagrama como símbolo de domínio e poder sobre os mesmos.

Além disso que a )O( Bruxa falou... sei também que o Pentagrama é o símbolo de proteção mais eficaz (sendo usado até em exrcismos católicos).

O circulo que o circunscreve significa o Universo e o pentagrama como símbolo representativo do próprio Universo. Dessa forma, se lembra as proteções dos 4 Elementares (Ar, Fogo, Água e Terra) e das Divindades na construção de uma esfera, ou círculo perfeito... Mantem dentro o que é de dentro e fora o que é de fora. No caso do Universo, a Horla Exterior (O mundo dos sem essência).

Quando traçamos um círculo mágico é exatamente a simulação da cosntrução do Universo e de sua esfera protetora (pelos e com os 4 Elementares e com as Divindades) que criamos. Por isso, toda vez que traçamos um círculo recontamos vivamente a "criação do mundo", por assim dizer.

Em toda a história antiga se encontra símbolos para o pentagrama nas mais diferentes tradições. E sempre estando envolto por mistérios dos mais altos escalões. Seus significados são múltiplos... E seus poderes inumeráveis. É o símbolo da magia e de toda sua teoria... E é também lendas, histórias e simbologias, além do que a irmã Bruxa disse.


O Quinto Elemento

Na imagem do pentagrama vemos facilmente os cinco elementos de poder: Ar, Fogo, Água, Terra; mas qual será o quinto e último? Os quatro mencionados já foram estudados; contudo, do quinto ainda nos falta falar.

Pelos ditados populares já conseguimos distinguir qual seria o quinto elemento; o Espírito.

O Espírito representa a essência da divindade, a parte divina a que todas as coisas são conferidas. Diferente da alma o espírito não é uma essência, ele é mutável. São aspectos divinos e por isso podem mudar de pessoa para pessoa, de reencarnação para reencarnação, de espécie para espécie, de mundo para mundo.
Toda alma é envolta por um espírito e por isso, muitas vezes confundimos ele com a áurea. Essa última se caracteriza pela barreira energética emitida fora de nosso corpo, o espírito está dentro, envolvendo a alma.

É do espírito que advém nossos dons pessoais e familiares. Cada pessoa é marcada por um dom pessoa (divino), que advém de um aspecto divino (puro) do universo. Contudo; ao gerar um filho, os pais transmitem também pedaços de deu próprio espírito, criando os dons de família. Em alguns casos essa transmissão acontecem com dons diferentes. Existem teorias de que a cada filho que nasce menos espírito é transmitido; mas sabe-se, apenas que o espírito se renova enquanto aquela alma precisa dele.

Por essa forma, o Espírito, no topo do pentagrama, pode representar uma divindade, o seu espírito ou qualquer outro a que se refira, assim como a toda a Energia Cósmica de onde advém a magia. Sendo assim, ao unir os Quatro Elementares de Poder com o

Espírito criamos a essência de todas as coisas e da própria magia em si.
A estudar por esse ângulo, o círculo, que circunscreve o pentagrama, representa a totalidade e a perpetuação (nem início, nem fim); bem como também faz analogia à barreira universal, a qual contém tudo, desde a matéria (Elementares) até o espírito (Energia Cósmica).


É importante lembrar que existem outros simbolismos para o pentagrama; mas esse é o mais antigo deles.
A visão completa do Universo vem através de uma esfera tridimensional que contém uma estrela (igualmente tridimensional) de sete pontas, englobando assim o Elementar Acima e o Abaixo.
 
©2007 '' Por Elke di Barros